"Melhorei a imagem que tinha"

D. João Miranda Teixeira visita Estabelecimento Prisional de Custóias

 

Integrada na visita à paróquia local, D. João Miranda Teixeira deslocou-se, na segunda-feira, ao Estabelecimento Prisional do Porto, em Custóias. No final, o bispo auxiliar da diocese confessou ter ficado com uma imagem mais positiva daquela que tinha anteriormente.

 

As paróquias do concelho de Matosinhos continuam a receber a visita pastoral de D. João Miranda Teixeira, bispo auxiliar da diocese do Porto que se encontra, neste momento, na comunidade católica de Custóias.

 

Entre os vários pontos do programa da deslocação esteve uma visita ao Estabelecimento Prisional do Porto, localizado naquela freguesia, que aconteceu na segunda-feira. A acompanhar esteve o pároco local, padre José Loureiro de Pinho.

 

No final da deslocação, D. João Miranda mostrou-se satisfeito com a visita, já que as referências daquele equipamento não eram as mais positivas. "Afinal parece que não é assim tão má. Apesar de um estabelecimento prisional não é, nem nunca poderá ser, um local agradável", disse.

 

Recuperação

 

Apesar deste condicionalismo, e segundo o testemunho do prelado, os responsáveis pelo estabelecimento prisional estão preocupados com a recuperação das pessoas. "A melhor prova disso mesmo é que uma parte dos presos trabalha". D. João Miranda Teixeira teve oportunidade de contactar com alguns dos reclusos no estabelecimento prisional do Porto, nomeadamente do sector feminino, e aí deixou uma mensagem de esperança para que "se sintam com vontade de se recuperarem e singrar na vida no exterior da prisão".

 

O pároco de Custóias, e capelão do estabelecimento prisional, José Loureiro de Pinho, referiu-se ainda ao papel dos visitantes da instituição que apoiam os presos dentro das suas possibilidades e contactam com as respectivas famílias. Refira-se que, no caso do estabelecimento prisional do Porto, este tipo de apoio é realizado por católicos oriundos das comunidades de Custóias e do Araújo (Leça do Balio), já que ambas estão sob a orientação do mesmo pároco.

 

Visita pastoral

 

A visita pastoral de D. João Miranda Teixeira iniciou-se com a celebração da missa dominical das 19h30, tendo prosseguido, ontem, com a visita ao Centro de Dia de Custóias. Até ao próximo domingo, o programa inclui uma visita a escolas, a doentes e a várias instituições. No fim-de-semana haverá uma reunião com os crismandos e, termina no domingo, com a administração do sacramento do crisma.

 

 

Por: Eduardo Coelho in O Primeiro de Janeiro edição de 01-10-03

 

 

 

Webmaster: Hugo Costa 2003