Município de Matosinhos investe 356 mil euros na recuperação do Bairro de S. Gens

Câmara aposta na requalificação urbana

 

Numa reunião marcada pelos investimentos na requalificação urbana, a Câmara de Matosinhos aprovou ontem a recuperação do Bairro de S. Gens, da envolvente ao polidesportivo da Senhora da Hora e da EB 1 de Santiago.

 

A Câmara de Matosinhos tem vindo a levar a cabo a recuperação dos complexos habitacionais mais antigos do concelho. Neste sentido, durante a reunião da autarquia de ontem, o executivo aprovou a requalificação do Bairro de S. Gens. Esta empreitada, com um investimento global de 356 mil euros, terá uma duração de oito meses. A intervenção consiste em reabilitar os edifícios, corrigindo as deficiências, dando especial atenção às acções de conservação e manutenção dos equipamentos e nas áreas envolventes com medidas de recuperação urbana e ambiental.

 

No que se relaciona com os prédios, esta intervenção vai proceder ao tratamento das paredes exteriores, reconstrução de caldeiras e a ligação às redes de águas pluviais e à aplicação de isolamento térmico. No exterior do bairro será construído um parque de estacionamento para 21 viaturas, reparação do pavilhão polidesportivo, reinstalação do parque infantil, renovação dos arruamentos e reparação das áreas ajardinadas.

 

Outras das medidas que se destacaram durante a reunião do executivo foi a requalificação da envolvente ao pavilhão polidesportivo da Senhora da Hora. Este projecto prevê que a área entre a linha do metro e a Avenida António Domingues dos Santos seja intervencionada. A empreitada tem um custo total de 460 mil euros. Neste local vai proceder-se à recuperação do mobiliário urbano, equipamentos, reordenamento dos sentidos de trânsito, colocação de percursos pedonais e a construção de uma cortina verde. Com esta empreitada, a Câmara Municipal vai assegurar a protecção das crianças que utilizam a escola e dos utentes que frequentam o campo de futebol e o pavilhão.

 

Saneamento

 

Os vereadores da autarquia matosinhense aprovaram, também, o investimento nas redes de saneamento e abastecimento de água, nomeadamente na Rua dos Fogueteiros e Avenida Salgado Zenha, em Custóias, (81 mil euros); na Rua da Telheira, em Santa Cruz do Bispo (100 mil euros); na extensão e renovação das redes de saneamento (115 mil euros) e nas obras de desobstrução dos emissários (95 mil euros).

 


 

Apoios

Instituições

 

No âmbito dos apoios a instituições, a autarquia vai atribuir um subsídio à «Casa do Caminho», no valor de 150 mil euros, para obras e equipamentos. Desde a sua fundação a associação já prestou apoio a cerca de 400 crianças. Além disso, para as comemorações do Semana do Idoso, o município vai investir 125 mil euros, que serão distribuídos pelas diversas instituições de apoio à terceira idade. A iniciativa vai decorrer entre os dias 26 de Setembro e 6 de Outubro.

 

 

Por: Pedro Miguel Rodrigues in O Primeiro de Janeiro edição de 14-09-04

 

 

Voltar atrás

 

Webmaster: Hugo Costa 2003