Festas do Senhor Jesus do Padrão da Légua arrancam amanhã

Programa para todos os gostos

 

A actuação do Grupo de Bombos da Cruz de Pau constitui o primeiro ponto das festas do Senhor Jesus do Padrão da Légua, que arrancam amanhã. O programa integra diversas actividades culturais, populares e religiosas, procurando atingir o maior número de pessoas.

 

A paróquia e o rancho paroquial são os organizadores das festas em honra do Senhor Jesus do Padrão da Légua que se iniciam amanhã e se prolongam até ao próximo domingo. Para a sua realização, a organização contou com os apoios do Governo Civil, Inatel, câmara e das juntas de S. Mamede de Infesta, de Leça do Balio e de Custóias.

 

Francisco Araújo, presidente da Junta de Leça do Balio, recorda que a origem das festividades está associada aos Caminhos de Santiago, uma vez que, segundo reza a história, havia a necessidade de marcar o caminho com padrões.

 

“É assim que surge o Senhor Jesus que encontramos noutras zonas do Porto e arredores. No Padrão da Légua, celebramos o mais próximo da data litúrgica”, esclarece o autarca. Francisco Araújo esclarece, no entanto, que a imagem do Senhor Jesus venerada é aquela que se encontra no cruzeiro e não a do interior na igreja paroquial. Esta é aliás a razão pela qual a procissão percorre a distância entre os dois espaços. Esta devoção foi mantendo-se ao longo dos anos, até que, com a criação da paróquia, que aconteceu no início da década de 60, o Senhor do Padrão se torna padroeiro da comunidade católica.

 

Por esse motivo, refere Francisco Araújo, a paróquia é a responsável pela parte religiosa, enquanto o sector mais “profano” foi entregue, pela autarquia de Leça do Balio, ao rancho paroquial.

 

Programa

 

As festas do Senhor Jesus do Padrão da Légua iniciam-se amanhã, pelas 19h00, com a actuação do Grupo de Bombos da Cruz de Pau, seguindo-se, às 21h30, uma espadelagem com danças, numa iniciativa que partiu do ATL. Meia hora depois actuarão os idosos do Lar da Terceira Idade.

 

O programa de sexta-feira, dia 10, será preenchido com a actuação do agrupamento musical “Vice-versa”. O baile terá início às 21h30. Depois de um sábado dedicado ao folclore (ver caixa), o dia 12 é, como habitualmente, dedicado às cerimónias religiosas. Pelas 10h30 sairá, do cruzeiro junto ao Padrão da Légua, uma procissão que terminará na igreja paroquial, seguindo-se a missa solene.

 

As festas em honra do Senhor Jesus do Padrão da Légua terminam, domingo à noite, com a actuação do agrupamento musical “Audição 4”.

 


 

A saber...

Festival de folclore

 

O XVIII Festival Nacional de Folclore realiza-se no sábado. Além do organizador, a iniciativa conta com grupos oriundos de Tomar, Seia, Cinfães, Santa Marta de Penaguião e Macieira da Lixa. O programa inicia-se às 17h00 com a visita ao Museu do Linho e do Milho.

 

Após o jantar (20h30), realiza-se o tradicional desfile etnográfico onde participará também a fanfarra dos B.V. de S. Mamede de Infesta. Meia hora depois procede-se à entrega de lembranças aos grupos e entidades convidadas. O dia encerra com uma “surpresa”.

 

 

Por: Eduardo Coelho in O Primeiro de Janeiro edição de 08-09-04

 

 

Voltar atrás

 

Webmaster: Hugo Costa 2003