Narciso Miranda apresenta investimentos na freguesia

Novo centro cívico em Custóias

 

Narciso Miranda, no âmbito da iniciativa «Câmara Aberta», contactou com a população e as colectividades locais de forma a resolver, “no terreno”, alguns dos problemas da freguesia. Além disso apresentou os projectos do novo centro cívico, do IP4 e da linha do metro.

 

O autarca aproveitou o périplo por Custóias para apresentar alguns projectos que vão “revolucionar” o dia a dia da população local. O presidente de câmara adiantou que a reunião com o Instituto de Estradas de Portugal (IEP), sobre a construção do IP4 teve um saldo positivo.

 

“Todas as questões que estavam em aberto ou foram decididas a nosso favor ou mostraram disponibilidade para discuti-las”, asseverou. Entre os vários pontos, o presidente do município lembrou que na rua Salgueiro Maia, os cabos de alta tensão serão ou desviados ou enterrados, evitando que passem junto aos anexos que existem no local, além disso, com as novas alterações, o campo de futebol do Custóias Futebol Clube, vai ser requalificado. Esta medida é mais urgente, uma vez que as medidas do campo não estão adaptadas às novas directrizes da federação.

 

Neste sentido, o campo vai ter uma nova disposição, vai ser aumentado e o piso será em sintético. Contudo, uma questão ainda subsiste no nó de interligação do IP4 e da Via Norte, devido à existência da Efacec. Apesar disso, Narciso Miranda garantiu que até ao final do ano as máquinas vão estar no terreno. Ainda no campo das acessibilidades, Custóias vai contar com uma nova via, a variante da Rua de S. Gens, “uma ligação que cria uma placa giratória condicionadora do desenvolvimento da freguesia”, alertou o autarca.

 

No que toca aos investimentos da Metro S. A na freguesia, Narciso Miranda quer que seja construída a estação das Carvalhas, passando, desta forma, a existir quatro estações para servir a população. Além disso o autarca deixou uma pergunta no ar: “Face à necessidade de ter-se alterado o traçado da linha, devido ao IP4, não seria bom repensara localização de uma estação de forma a atrair mais clientes?”.

 

Centralidade

 

Ao lado da junta de freguesia vai nascer o novo centro cívico de Custóias. O equipamento que segundo Narciso Miranda, será inaugurado no próximo ano, vai contar com um auditório, salas polivalentes, bar, biblioteca, espaço Internet e salas de reunião. Na parte exterior do edifício com dois andares será construído um jardim arborizado. “Este vai ser o ponto de encontro da população”, explicou Narciso Miranda.
 


 

S. Gens

Requalificação

 

Narciso Miranda apresentou o projecto de requalificação do Complexo Habitacional de S. Gens, medida que será adjudicada na segunda-feira. A empreitada assenta na correcção de alguns erros de construção dos blocos e na reorganização dos espaços exteriores. “Se calhar é mais difícil fazer isto do que construir um bairro novo”, argumentou. Mais uma vez, o autarca salientou que é necessário apostar em novos modelos de realojamento da população, que deverá passar pela recuperação das habitações. Finalmente, o autarca apresentou o projecto de requalificação da escola EB 1 de S. Tiago de Custóias, um edifício referência no concelho.

 

 

Por: Pedro Miguel Rodrigues in O Primeiro de Janeiro edição de 08-09-04

 

 

Voltar atrás

 

Webmaster: Hugo Costa 2003